quarta-feira, 11 de junho de 2014

Entre um croissant e outro...Cá estou eu de volta!

Oi gente,

cá estou eu de volta com uma bagagem imensa de novas aventuras gostosas  e gororobentas, e claro que muito tempo se passou, muitas gororobas novas eu já fiz e experimentei. Na verdade, agora com 7 anos de casada, eu mais experimento  comidas novas do que faço.
Voltei a cozinha tudo que gosto há mais ou menos uns três meses, por conta do emprego novo. Novos amigos, as alianças se fortalecem  e para firma-las a comida faz o seu sólido papel.
Alguns dos muitos amigos que fiz no trabalho  
Lembra que eu adorava fazer pão? Poise fiz uns para eles, depois fiz bolo (que pra mim era difícil fazer se não fora de caixa), e agora Croissant, que será nossa receita de hoje. Apreciada  e criada em Viena no século 13, também caiu no paladar dos brasileiros. Quando feita de forma correta fica folhada, firme por fora e macia por dentro.

A história começa com um pacote de "Filetes de Castanhas Harebabas" que minha chefe comprou pra comer no trabalho. Parecia gostoso, até saborear os primeiros filetes e detectar que tinha gosto de velho, insosso, meio pimentoso e como diz na minha cidade, travoso!

Ninguém quis, mesmo ela oferecendo e quase doando. No fim do dia, comentei que tinha gostado, foi então que ela me deu a incrível missão de transformar aquelas castanhas em uma receita que as tornassem úteis. Fiz croissants pela primeira vez, confesso que até escrever o nome dele é difícil,rs.

Topei o desafio é agora, você vai vê no que deu.


INGREDIENTES


  • 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)|  A dica é usar a mesma xícara para todas as medidas
  • Um pacotinho de  fermento biológico instantâneo (10g)| ( igual/ que nem o da foto)
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente | tire a manteiga da geladeira em tempo hábil o preparo
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar| rasa não é cheia amor tô te vendo
  • 2 ovos batidos ligeiramente| fiz igual, bati um pouco
  • 1 colherinha de sal| coloquei uma pitada para não errar
  • ½ xícara de água em temperatura ambiente | água de filtro
  • Para folhar a massa 
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo 

  1. Em uma tigela coloque ½ xícara de farinha de trigo , misture o fermento e açúcar, misture bem, coloque sal, água, ovos , 3 colheres de sopa de manteiga e bata bem com uma colher 
  2. Junte farinha aos poucos, passe para a mesa e continue amassando , desta vez com a mão, sempre polvilhando farinha de trigo
  3. Trabalhe na mesa para alisar, faça uma bola de massa e coloque em uma tigela polvilhada com farinha de trigo , polvilhe farinha de trigo , cubra com um saco plástico e um pano de prato e deixe descansar por 40 minutos 
  4. Misture 100g de manteiga com 1 colher de sopa de farinha de trigo e reserve 

  5. Abra a massa com um rolo e espalhe pedaços de manteiga com farinha e dobre a massa como um pacote , para a manteiga não sair , abra novamente em mesa polvilhada com farinha , virando a massa dos dois lados, deixe meio grossinha, cerca de 1 cm, procure formar um retângulo de massa ao abrir , corte 10 triângulos (quanto maior, melhor), enrole como croissant, para facilitar, dê um pequeno talho na parte mais larga e puxe as pontas levemente para os lados, enrole até a ponta mais fina e acomode na assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo , com a ponta fina para baixo. 




  6. Aqueça o forno em temperatura média/baixa por 10 minutos enquanto a massa cresce, pincele com ovo batido (isso é importante para dourar)  e asse em 15 minutos , até dourar
  7. Rende 10 unidades de tamanho grande, mas pode fazer menor
  8. Dica caso a forma fique cheia de gordura , ignore que o pão vai sorver tudo
A receita tirei desse site, que gosto muito porque tem comentários de quem já fez, se deu certo ou não.
http://www.tudogostoso.com.br/receita/11234-croissant.html

Coisas que entendi depois sobre a hora de preparar essa receita:
1. abra bem a massa, porque na  hora de fechar a pasta de manteiga dentro é só cortar.
2. não dobre a massa mais de uma vez, porque esse recheio cremoso sai, e estraga tudo.
3. dobrou corte, e coloque recheios cremosos como marmelada, goiabada, chocolate  ou queijo e presunto.









Adorei a experiência! Ficou fofinho na hora, com gostinho de massa gourmet, meus amigos e chefes aprovaram. Vou fazer de outros sabores, mais folhado e macio pra testar.  Pro enquanto é isso, no próximo post vou falar sobre rodízio de sopa. Volta amanhã por favor! Bye!